O que muda no Pauper Standard com a rotação

Post Image
30 de setembro de 2016. Pauper Standard

A partir de hoje, as cartas de Kaladesh já valem no Standard, enquanto que as de Magic Origens e Dragões de Tarkir deixam de serem legais no formato, o que certamente vai causar uma grande mudança no metagame.

A nova temporada já começa amanhã, e o desafio pra quem quiser faturar o Turbo Pauper Standard, não será pequeno.

O que cai

Mas antes de falar das novidades, vamos relembrar o que vai deixar saudades e quais decks foram mais afetados.

Onda Medonha Tremores de Impacto

A ausência de Onda Medonha e Tremores de Impacto eliminará do metagame os decks que tinham nelas a sua win condition, "Bant do Millão" e "Naya Tokens", respectivamente.

Estudante de Ojutai Folhelho Nantuko

Forragem de Dragão Auramante

O life gain de Estudante de Ojutai fará falta no UW Blink, que vai precisar ser mais agressivo ou aprender a se defender melhor. A ausência do Folhelho Nantuko também vai enfraquecer um pouco o "BG Sacrifício", assim como o Auramante vai deixar saudades no "BW Auras". Forragem de Dragão vai ser lembrada por vários decks.

Leia os Ossos Reduzir a Cacos

Aqui uma dupla marcante. Leia os Ossos era a melhor engine de compra do Pauper Standard e chegou a ser bem utilizada no Standard também, pelo fato de manipular até quatro cartas do topo do grimório e comprar duas. Já Reduzir a Cacos, que não foi muito utilizado, mas que seria uma tremenda resposta para os artefatos de Kaladesh, cai conforme eles chegam. Curioso...

Assistente Obediente Visionário Élfico

Sapiente do Monastério Aviano Rapace

Para o bem ou para o mal, no quesito perdas e danos, ninguém foi mais prejudicado do que o pobre "Sultai". Ficou órfão de pai, mãe e avós, perdendo Visionário Élfico e Aviano Rapace na engine de compra, e ainda Sapiente do Monastério e Assistente Obediente na engine de recursão, fora o resto. Boa sorte com as Pulsação de Murasa!

Neste último grupo, a rotação simplesmente depenou o deck mais opressor do formato, abrindo caminho para as novidades da próxima edição.

O que chega

Kaladesh chega novas mecânicas que certamente vão dar o que falar. As mais promissoras, "Fabricar" e "Tripular" vão levar o jogo a um novo nível, ao adicionar mais possibilidades de escolhas. Além disso, a grande quantidade de cartas novas vão aumentar o desafio na construção dos decks.

Mas chega de papo e vamos às cartinhas. Separamos a seguir algumas que consideramos merecer certa atenção:

Feito para Durar Fragmentalizar

Num metagame recheado de artefatos, Feito para Durar e Fragmentalizar tem toda pinta de fazerem sucesso imediato, enquanto que Revogar Privilégios vem ajudar Restrições Sufocantes a substituir o recém-caído Pacifismo.

Revogar Privilégios Manobra Acrobática

Já o trio Manobra Acrobática, Falcão Turbilhonante e Patrulheiro da Nona Ponte parecem ter vindo com uma marca d`água escrito "UW Blink". Manobra Acrobática juntamente com Deslocar, faz com que as suas criaturas fiquem praticamente imunes a remoções. E se criaturas com efeitos ao entrar no campo de batalha (ETB) não eram suficientes, agora temos também o Patrulheiro da Nona Ponte, com efeito quando uma criatura deixa o campo de batalha (LTB).

Falcão Turbilhonante Patrulheiro da Nona Ponte

"Ah, mas o deck não tem evasão". Não tinha! Falcão Turbilhonante, não só dá evasão, como também tem efeito ETB, o que significa que ele vai atacar, dar voar pra outra criatura, e se for bloqueado, vai ser alvo do blink e deixar na mesa mais combustível pra alimentar a evasão no próximo combate.

Teórico do Éter Ventos Alísios de Éter

Das cinco cores, o azul parece estar mais focado em um único plano: permitir que um bom deck de controle caia nas graças do Pauper Standard novamente.

Serpente Mecanívora Ambição de Tezzeret

Teórico do Éter e Ventos Alíseos de Éter dão uma boa consitência para o início do jogo, enquanto que Ambição de Tezzeret traz as compras necessárias no late game (sim, dificilmente você vai fazer ela no 5 e ficar full tap). Reversão Dramática pode adicionar alguns tricks interessantes para pegar o aggro de surpresa e ganhar tempo, que aliás tem se mostrado um dos recursos mais efetivos no formato.

Reversão Dramática Repúdio Revolucionário

O destaque fica por conta de Repúdio Revolucionário, que é um excelente counter e trocadilhos à parte, pode revolucionar as estratégias de controle no formato. Por fim, Serpente Mecanívora pode ser aquela win condition, que feito o correto setup, vai botar um clock sinistro no oponente.

Se vai dar certo? O tempo dirá...

Conclusão Impecável Agente da Dhund

Por falar em controle, Conclusão Impecável é uma remoção muito interessante. Além de destruir aquela ameaça terrível em instant-speed, ainda pode te fazer ganhar preciosos pontos de vida, quem sabe, se você tiver algum artefato na mesa. Será que você vai ter?

Com Agente da Dhund, você tem uma criatura drop 2, 3/2 com toque mortífero, porque... então... você vai ter artefatos em Kaladesh...

Vigia do Mercado Noturno Viver à Toda

Aliás, se alguém acha que só anão pilota bem, se liga nesse ladino maroto. Vigia do Mercado Noturno tem uma habilidade bem interessante que desencadeia quando ele tripula um veículo. O pré release mostrou que ele pode ganhar o jogo sozinho. Se eu fosse você pensaria duas vezes antes de chamar o Uber em Kaladesh à noite! E guardaria aquela [Revoke Privileges]...

Outra coisa legal das cartas comuns pretas em Kaladesh é o apurado flavor que vem com elas. Viver à Toda e Morrer Jovem além de formarem uma boa dupla, com compra e remoção, mostram um pouco do gosto musical do pessoal da Wizards (do inglês Live Fast and Die Young).

Morrer Jovem Ímpeto de Vitalidade

Flavor engraçado, por sinal, é a característica de uma das cartas que deve causar muita zueira nessa temporada: Ímpeto de Vitalidade. Dá bônus, vínculo com a vida e indestrutível pra uma criatura, tendo todas as características para ser uma carta branca. Ela no entanto, é preta. Sarcasmo?

Construído para Arrebentar Reunião Catártica

Enquanto no branco tem card Feito para Durar, no vermelho tem card que foi Feito para Durar! A briga vai ser boa, pois este último substitui à altura o velho conhecido Força de Titã, que acabou de cair.

Reunião Catártica vem pra ser uma Voz Atormentadora mais potente, pelo mesmo custo, o que pode dar ao "BR Vampiros" um ímpeto extra pra finalizar a partida. Quem sabe dessa vez vai?

Piro-hélice de Chandra Centelhas da Solda

Falando em burn, Centelhas da Solda e Piro-hélice de Chandra vem para substituir Impulso Flamejante e Raio Duplo, respectivamente. Enquanto que Flamitecelão Temerário, além de ter um nome bem duvidoso, chega para ser companheiro do Termoalquimista e do Zangão Espinhoso.

Flamitecelão Temerário Sequestrar

Já pensando em maldades, a galera que joga de Boros já percebeu o flavor da zueira ao usar Revogar Privilégios no piloto e "pegar emprestado" o veículo do amiguinho com Sequestrar.

Início das Festividades Maior que a Vida

O verde tem opções bem interessantes em várias frentes. Se por um lado Maior que a Vida pode causar um bom estrago, Início das Festividades também pode impedir esse estrago, além é claro, de dar uma sacaneada na Graça Emprestada. Imagina isso combinado com Pulsação de Murasa...

Harmonizar-se com o Éter Tigre Ripariano

Tanto Harmonizar-se com o Éter quanto Tigre Ripariano mostram, entre outras cartas, que a cor está bem servida na engine de geração e consumo de marcadores de energia.

Abater Apetite pelo Antinatural

Abater e Apetite pelo Antinatural tem cara de sideboard, mas certamente vão mostrar a cara em muito main deck. Abater, por sinal, até parece que vem com a propaganda "Mato Grifino Miserável por apenas 1 mana".

Assistente de Oficina Prisma Profético

Portão Aéreo do Consulado

Achou que ia ficar livre do Assistente Obediente? Ficou, mas Assistente de Oficina é a versão Kaladesh do bichinho. Já Prisma Profético é um meio Visionário Élfico, já que te compra uma carta no drop 2, embora sem o corpo 1/1. Portão Aéreo do Consulado, por sua vez, pode te ajudar a segurar o ímpeto aéreo do seu adversário.

Quebra-cabeça do Vidreiro Quebra-cabeça do Metalofiador

Quebra-cabeça do Lenhotecedor

O ciclo de quebra-cabeças traz artefatos com características típicas de sucesso no Pauper Standard: mais de uma habilidade. No caso, eles tem um determinado efeito que dispara quando eles entram no campo de batalha, e uma habilidade ativada com efeito idêntico. Dos 5, os que mais chamam atenção são o Quebra-cabeça do Vidreiro, o Quebra-cabeça do Metalofiador e o Quebra-cabeça do Lenhotecedor. Lembra do que dissemos sobre o verde e a geração de energia?

Sáurio de Soldafirme Mecanopeia do Prakhata

Naja de Narnam

Outro ciclo interessante é o das criaturas artefato, onde cada criatura tem uma habilidade ativada relativa a uma das cinco cores. Destaque para o Sáurio de Soldafirme, que pode ganhar ameaçar, a Mecanopeia do Prakhata, que pode ganhar vínculo com a vida e a Naja da Narnam, que pode ganhar toque mortífero.

Aeroesquife Fretista Renegado

Expresso de Aradara

Por último, temos os veículos, que devem dar o que falar nessa temporada. O seu custo de mana convertido é muito baixo, e quando tripulados, eles tem um corpo bastante relevante, tendo em voar, atropelar e ameaçar, habilidades muito interessantes para sobrepujar as defesas adversárias. E como eles são artefatos, podem ir em qualquer deck. Some a isso o fato de eles só se tornarem criaturas até o final do turno, e perceba que eles escapam de quase todas as remoções de criaturas do formato.

Conclusão

Com a rotação, algumas cartas determinantes em certos decks deixam de valer, pondo em xeque a existência dos mesmos. Por outro lado, a nova edição vem com cartas e mecânicas novas, permitindo que o metagame se renove.

Em um ambiente relativamente inexplorado, abre-se espaço para novas abordagens aumentando o desafio de encntrar o build mais eficiente para dominar o metagame.

E olha que a pressão não vai ser pequena, porque a temporada abre amanhã, e em duas semanas teremos mais uma edição do Turbo Pauper Standard. E fiquem ligados na lista de banidas.

Artigos relacionados:

A temporada de Dominaria já está chegando ao fim. Confiram as datas dos últimos eventos da Liga Deck Store e preparem os seus decks para a grande decisão

Sexta-feira é dia de maldade e no post de hoje temos um deck Pauper Standard que vai tirar os oponentes do sério

No post de hoje trazemos um deck Pauper Standard capaz de mostrar que simplicidade não significa ser inofensivo

Assim como nas cinco cores, Dominária trouxe um monte de cartas incolores comuns interessante. Confiram a nossa lista com as melhores para o Pauper Standard

A nossa série de artigos sobre as comuns de Dominária chega no verde. Confira as novidades para uma das cores mais fortes do Pauper Standard